Imprensa

Receba nossa Newsletter



Carne bovina: Abrafrigo teme restrições comerciais estudadas por outros países

17/09/2020 - Carne bovina: Abrafrigo teme restrições comerciais estudadas por outros países

 Autoridades do Reino Unido, União Europeia e Estados Unidos discutem propostas legislativas que podem impor restrições à compra de produtos agropecuários por conta de problemas ambientais, como desmatamento. Temendo prejuízo ao agronegócio brasileiro, a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) solicitou ao governo federal que intensifique os esforços diplomáticos, inclusive junto à Organização Mundial do Comércio, para demonstrar que essas medidas estariam equivocadas.

O pedido foi feito em ofício encaminhado aos ministros da Agricultura (Tereza Cristina), Economia (Paulo Guedes), Relações Exteriores (Ernesto Araújo) e Meio Ambiente (Ricardo Salles), nesta segunda-feira, 14.

Segundo a entidade, que reúne empresas responsáveis por mais de 50% da produção brasileira de carne bovina, as iniciativa iniciativas nesses países contra o desmatamento no Brasil “vêm causando grande apreensão em diversos setores agroexportadores brasileiros, e em especial no segmento de carne bovina, uma vez que, se aprovada referida legislação, as empresas compradoras do produto brasileiro passarão a exigir controles e certificações mais rigorosos, elevando inevitavelmente os custos de conformidade podendo, inclusive, inviabilizar a produção de diversas indústrias e produtores agropecuários”.

Recentemente, o governo do Reino Unido abriu consulta pública com o intuito de colher subsídios com vistas à elaboração de uma nova legislação que visa a fiscalizar grandes empresas importadoras de produtos agropecuários quanto a riscos relacionados ao desmatamento florestal. “ Preocupante é o fato de que esse modelo de legislação, proposto pelo Reino Unido, possa ser adotado também por outros importantes parceiros comerciais do Brasil, o que poderá resultar em um efeito dominó que poderá levar a perdas incalculáveis ao agronegócio e ao comércio exterior brasileiro”, afirma a Abrafrigo.

“É necessário ressaltar que o Brasil é possuidor de uma das legislações ambientais mais restritivas e rigorosas do mundo, o que coloca a produção agropecuária brasileira em patamar superior em termos de requisitos ambientais em comparação com nossos principais competidores internacionais”, pontua a entidade.

Fonte: Sementes Condor adaptado pela IHS Markit

Compartilhe:

Índice

Consultoria
Projetos que englobam aspectos socioeconômicos, mercadológicos, técnicos e comerciais da atividade agropecuária.
Business Intelligence
Estudos de pesquisas de mercado, análises setoriais e competitivas.
Palestras
Confira as últimas apresentações dos analistas da Informa Economics FNP sobre as diversas áreas e segmentos do agronegócio.
Publicações
Anuários, boletins e relatórios em português e inglês.
Quem Somos | Pecuária | Grãos | Açúcar/Etanol | Terras | Insumos | Anualpec | Agrianual | Imprensa | Consultoria | Business Intelligence | Palestras | Publicações
IEG FNP | Agribusiness Intelligence
Avenida Paulista, 726 – 17º andar – Bela Vista, São Paulo – SP - 01310-100
Tel.: + 55 11 4504-1414
e-mail: DL-Agribusiness-fnp@ihsmarkit.com
Copyright © 2020 IHS Markit. All Rights Reserved